5 dicas para cuidar da nossa roupa

Como para todas as tarefas domésticas, há quem adore cuidar da roupa e há quem deteste. Eu enquadro-me no 2.º grupo. Tudo o que me puder facilitar a vida é bem vindo! Hoje trago-vos 5 dicas para cuidar da nossa roupa, que prometem facilitar a tarefa.

Dica 1. Temos mesmo que lavar cada peça de roupa após cada utilização?

Temos tendência para responder de imediato que sim, porém há peças que não exigem lavagem frequente. Um exemplo são as calças de ganga. Numa casa de 4 pessoas, como a minha, se todos os dias tivesse 4 pares de calças para lavar bem podia montar uma lavandaria!

Reduzir o número de lavagens não só prolonga a duração das peças como diminui o consumo de água, energia e detergentes. Ao despir a roupa do dia, avaliem se todas as peças têm mesmo que ser lavadas, coloquem as que podem voltar a ser utilizadas a apanhar ar e após este arejamento voltem a arrumar.

Dica 2: A roupa delicada tem que ser lavada à mão?

Durante muitos anos acreditámos que a roupa mais delicada teria de ser lavada à mão, ou em alternativa em lavandarias profissionais seguindo à risca as etiquetas. Mas será que ainda tem que ser assim hoje em dia? 

As máquinas de lavar roupa modernas já evoluíram imenso e têm tecnologias que nos permitem cuidar da roupa de forma mais eficiente. O facto de tratarem peças e tecidos delicados como sedas ou lãs de forma mais gentil, permite que a lavagem fiquei tão bem conseguida como se fossem lavadas à mão.

As máquinas com tecnologia SoftWater da AEG, fazem um pré-tratamento da água, eliminando impurezas, calcário e outros minerais nocivos para a roupa, permitindo uma lavagem delicada a menor temperatura, mantendo os tecidos suaves e as cores vibrantes como no primeiro dia, enquanto prolonga a duração da máquina.

Pré tratamento de roupa para remoção de nódoas

Dica 3: Secar a roupa em máquina diminui a duração das peças?

A roupa seca ao sol e ao vento adquire uma textura mais áspera, marcando vincos e dobras e tendo uma maior necessidade de passagem a ferro.  Passar a ferro implica aplicar temperaturas elevadas às fibras têxteis o que com o tempo as degrada.

Pessoalmente sempre fui adepta de secadores de roupa, tive uma máquina de lavar e secar durante anos e quando avariou e a substituí, cometi o erro de comprar uma apenas de lavar. As saudades que tenho de tirar as toalhas turcas ainda quentinhas e super fofinhas e de as dobrar logo ficando prontas a utilizar.

Secar a roupa na máquina sem demasiada carga e com o cuidado de a retirar assim que terminar o programa, vai permitir dobrar e arrumar cada peça de imediato e reduzir drasticamente a necessidade de passar a ferro. A energia que se gasta com a utilização da máquina é compensada com a poupança de tempo no tratamento de roupa. Os secadores de roupa com tecnologia de bomba de calor, como o Secador Fiberpro 3 D Scan da AEG, secam a temperaturas baixas secando todo o tipo de tecidos com total segurança.

Dica 4: Será mesmo necessário recorrer às temperaturas elevadas de lavagem?

Sempre que possível, lavem as vossas roupas com água fria.  As baixas temperaturas fazem com que a roupa fique mais bonita e dure mais. Ao diminuir a temperatura de lavagem de 40ºC para 30ºC, as roupas vão manter a cor mais viva e sofrer menos desgaste do tecido.

E se a roupa tiver uma nódoa persistente, como sangue, molho de tomate ou chocolate? Sigam para a próxima dica e já vão descobrir como resolver o problema.

Caneta tira nódoas ultrasónica  AEG

Dica 5: É necessário recorrer a produtos químicos agressivos como lixívias para remover nódoas difíceis?

Claro que não! Não vos venho falar de tratamentos com bicarbonato e outros métodos caseiros sobejamente conhecidos. Vou-vos contar como é que descobri as maravilhas da Caneta tira nódoas ultrasónica da AEG, uma novidade da marca que conheci no início deste mês. A caneta tira nódoas identifica derrames e nódoas e com a sua tecnologia ultrassónica envia pequenas vibrações através das fibras e desfaz as nódoas partícula por partícula.

A Carolina tem dermatite atópica e nas fases de crise por vezes a pele sangra deixando manchas nos lençóis. Logicamente não mudo a roupa de cama todos os dias e as nódoas acabam por ter uns dias para se fixar dificultando ainda mais a eficácia de qualquer tratamento na sua remoção.

No dia em que trouxe a Caneta tira nódoas para casa, testei num lençol branco acabado de tirar da cama e acreditem que fiquei MESMO surpreendida com o resultado! Se estão cépticos [e acreditem que eu também estava] podem ver aqui em vídeo exactamente aquilo que se passou! Embora o tempo de utilização previsto pela marca seja de 2 minutos para uma nódoa com 24 horas máximo, neste caso, demorei cerca de 1 minuto a remover de forma eficaz nódoas com bastante mais tempo.

tira nódoas, lavagem roupa, ultrasónica

Já acreditam que funciona mesmo? Gostavam de experimentar este gadget da lavagem da roupa? Corram a espreitar a  nossa página de Facebook a descubram uma surpresa! Mas primeiro, leiam tudo até ao fim e deixem-me o vosso feedback nos comentários!

Agora contem-me tudo, quais das 5 dicas para cuidar da nossa roupa já seguem e quais são novidade e pensam começar a seguir?

4Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *