Banalidades

A resposta do LIDL, e o que penso sobre ela!

Na sequência deste post, que trouxe em poucas horas um tráfego de cerca de 10000 visitas, recebi uma resposta, por email e por facebook, do departamento de comunicação do LIDL, que diz o seguinte:

“Cara Sara  Branco, 

Agradecemos e valorizamos a sua mensagem. 
A mecânica da campanha do “Gang dos Frescos” foi desenvolvida como uma forma de agradecer aos nossos clientes o facto de fazerem compras nas nossas lojas, e estudada para assegurar  que no espaço dos cerca de 2 meses de campanha, a grande maioria conseguiria ter acesso a, no mínimo, um peluche. Muitos dos clientes optaram por procurar fazer a coleção, de acordo com o seu ritmo de consumo e têm partilhado connosco através do Facebook, provando que era possível. 
Independentemente disto, o Lidl desenvolveu passatempos, que foram amplamente divulgados, cujo prémio incluía peluches do “Gang dos Frescos”, oferecendo assim aos seus clientes formas alternativas de terem acesso aos mesmos. 

Depois de 26/02 não serão atribuídos mais selos, sendo que até 05/03 poderá levantar os peluches. Agradecemos a sua sugestão que foi passada internamente, no entanto, informamos que a venda dos peluches após o termo da campanha não está prevista, visto tratarem-se de produtos registados e concessionados. 
Por último, informamos que a cereja já não faz parte desta coleção desde 2013, tendo sido retirada pelos detentores dos direitos da marca. 

Sem mais outro assunto, de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos, gratos pela sua atenção.
 

Lidl & Cia.
Departamento de Comunicação”






Face a esta resposta, politicamente correcta, não poderia deixar de enviar uma resposta formal:

Exmos. Senhores responsáveis pelo Departamento de Comunicação do LIDL,
Antes de mais, agradeço que tenham tido oportunidade de me dirigir uma resposta formal, à questão que abordei num post no meu blog.
Não posso no entanto deixar de referir, que se a campanha disponibiliza 7 modelos de peluches diferentes, seria natural calcular que os clientes quisessem coleccioná-los. Como já referi, os peluches são muito apelativos, e eu própria, do alto dos meus 35 anos, gostava de ter toda a colecção em casa. Mais do que “agradecer aos vossos clientes o facto de fazerem compras nas vossas lojas”, julgo que um objectivo secundário da campanha, deveria ser chamar novos clientes à loja, através de uma campanha apelativa, o que de facto poderá ter acontecido em situações pontuais, mas poderia ter sido motivo de maior procura das vossas lojas. Eu própria, se considerasse possível adquirir a colecção, teria feito todas as minhas compras em lojas LIDL, que considero serem lojas com artigos de excelente qualidade, e às quais só não recorro mais vezes, porque não existem perto de minha casa.
Ainda assim, são vocês que sabem como querem conduzir as vossas campanhas, e foram vocês que estudaram Marketing para o fazer de forma certeira, pelo que não sou eu, que não tenho conhecimentos técnicos na área, que devo pronunciar-me sobre isso. 
Julgo que estarão a par da forma como esta mesma campanha foi dinamizada na Irlanda e julgo que no Luxemburgo, em que os peluches estavam disponíveis por 3€ sempre que fossem gastos 10€ em fruta ou legumes. Permitam-me que vos sugira que pensem numa opção deste género no futuro. Conseguiam atingir um target muito maior, e efectivamente incentivar o consumo de frutas e legumes, que afinal, são o objecto desta campanha.
Relativamente à partilha no vosso facebook de clientes que já conseguiram adquirir vários peluches da campanha, acredito que haja quem o consiga, no entanto não serão a maioria dos vossos clientes. Pelo feedback que recebi quer no blog, quer no facebook, quer por email, de pessoas que leram o meu post e se deram ao trabalho de me enviar comentários, as pessoas que conseguiram fizeram-no à custa de familiares e amigos que se juntaram para recolher senhas, ou ainda, em situações em que aconteceram birras infantis na linha de caixa da vossa loja, e outros consumidores gentilmente cederam os seus autocolantes para que a criança em questão recebesse peluche.
Face ao exposto, desejo que no encerramento da campanha, tenham um balanço positivo, e que tenham a vossa campanha dada como uma campanha de sucesso!

Apresento os melhores cumprimentos,

Sara Branco

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