Banalidades

Bolachinhas de lima e alecrim

Hoje, pela primeira vez em muito tempo, cheguei cedo a casa. Os miúdos vinham rabugentos, eu vinha cansada, e tinha que arranjar alguma coisa que alegrasse a família toda. Decidi fazer um bolo. Agarrei-me aos livros de receitas, e procurei… Numa tentativa vã de tentar perceber o que me estaria a apetecer fazer. Não encontrei nada que me enchesse as medidas! Por outro lado, lembrei-me que tenho um ramo gigante de alecrim no frigorífico, e que talvez fosse boa ideia começar a tratar-lhe da saúde. Fui procurar um limão, e só havia um muito muito velho… Mas ao lado dele, estava uma lima, igualmente velha (e perdida!) mas mais robusta! Resolvi portanto, inventar! O resultado foi óptimo! Quer em sabor, quer em textura e consistência. Ficou completamente aprovado! 

Bolachinhas de lima e alecrim

Ingredientes:
Casca de 1lima
1 colher de sopa bem cheia de folhas de alecrim fresco
1 ovo
250g de farinha 
100g de açúcar
80g margarina
1 colher de sobremesa de fermento
Confecção (bimby):
Colocar a casca de lima e o alecrim no copo e pulverizar 1min/vel 9. Juntar os restantes ingredientes e misturar 30s/vel 6. Polvilhar uma superfície lisa com farinha, deitar a massa, e estender com um rolo. Cortar as bolachas com um cortador. Com os restos da massa, fazer uma bola amassando com as mãos, e voltar a esticar e cortar bolachas, até gastar toda a massa. Levar ao forno a 180oC até estarem douradas.

Dica: No final, quando a massa já era pouca para esticar e cortar, amassei à mão e fiz duas bolas pequeninas. Foram os biscoitos da sobremesa do Daniel e da Carolina.


One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *