Família,  Maternidade

Criar bons momentos em família

Nos dias que vivemos, criar bons momentos em família deve ser uma prioridade. Se este período de quarentena pode trazer-nos desafios enormes, por outro lado, pode também proporcionar-nos oportunidades de fortalecimento do vínculo familiar que num contexto “normal” dificilmente teríamos.

Mesmo quem, como nós, se encontra em teletrabalho, a ter que conjugar a concentração necessária para trabalhar, o apoio escolar aos mais novos, as tarefas domésticas e familiares com toda a pressão e confusão mental que todos sentimos nos dias que correm, encontrar uns minutos para uma actividade que pretenda criar bons momentos em família, é preponderante.

Para quem tem paciência, tempo, criatividade, há DIY fabulosos a circular por aí que podem ser tão mais simples ou complexos como quisermos. É pegar nos materiais e escolher.

Para quem tem menos tempo ou não está com cabeça para coisas muito complexas, pode recorrer a coisas mais simples e que nos absorvem muito menos tempo na preparação. É uma sugestão que não dá trabalho nenhum e que vos ocupa 10 minutos que trago hoje. Porque criar bons momentos em família é uma das tábuas do barco que nos vai fazer atravessar este mar.

Hoje partilho uma sugestão internacional, para passarem 10 minutos em familia a assistir à leitura de um conto.

A sugestão que vos trago chega de Timor, com o conto tradicional “A Filha do Sol e da Lua”.

Reza a lenda que Fitun Ki’ik, filha do Sol e da Lua, irmã das estrelas, viu-se separada da sua família celeste, mas na Terra viria a encontrar uma calorosa recepção…

Esta é uma de seis histórias da segunda edição de Histórias para Sonhar, um programa da Delegação da Fundação Oriente em Timor-Leste para a produção de conteúdos audiovisuais lúdico-didáticos em língua portuguesa, para exibição na televisão em Timor-Leste.

Para um momento de partilha em família, “A Filha do Sol e da Lua” , pelo grupo de contadoras de histórias Haktuir Ai-knanoik.

Podem ainda ver as sugestões que deixei de:

Leituras infantis sobre o Coronavirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *