E vocês? Para que são as vossas férias?
São para chegar a casa com os pé sujos e a precisar de esfregão para ficarem limpos, desenhar com pauzinhos na areia do caminho por pavimentar, para apanhar palhinhas, caracóis, pedras e todo o tipo de tesouros que o campo tem.
Passear a pé pela areia, dar caminhadas de fim de dia, sair à noite com os miúdos pelas imediações, explorar sítios novos, dizer bom dia às pessoas com quem nos cruzamos [esta não é só para as férias!], comer gelados, bolas de Berlim, mousses de chocolate e fazer muitos churrascos.
Tomar banhos na piscina à noite, brincar, ler, jogar jogos. Desenhar uma macaca no chão da rua e saltar! Apanhar conchinhas, fazer esculturas na areia, castelos, piscinas e túneis, até que venha a maré alta e leve tudo com ela.
São para ficar a pé até querer, para dormir até apetecer, para acordar sem despertador, sem pressa, sem ninguém à nossa espera nem um horário para cumprir. Para ver o pôr-do-sol todos os dias na rua, e aproveitar o dia ao máximo.
São para nos sentirmos livres, soltos, felizes e descontraídos. Para descontrairmos a cabeça mais do que o corpo, para desligar, para mudar de ares.
E nós, esta semana, apesar do volume de trabalho, já nos sentimos em pré-férias. Os miúdos esta semana já não vão à escola pois ficaram de férias com os avós maternos que estão de férias no campo e ofereceram-se para ficar com eles o resto da semana. Por isso estamos em modo mini-férias sem as crianças, só os dois, embora ainda a trabalhar! É a primeira vez que ficam sem nós tanto tempo, e apesar de morrer de saudades deles e de já ter dito anteriormente que não era capaz de os deixar ir de férias sem mim, a verdade é que desta vez sinto que nos vai fazer bem a nós e a eles!