# Life | O Pirilampo que deixou de ser mágico
No fim de semana o Daniel e a Carolina receberam, como habitualmente, o pirilampo mágico. Digo como habitualmente porque desde sempre que o meu pai compra pirilampos para todas as crianças da família. Eu tive os meus desde 1987, quando saiu o primeiro, e desde que eles nasceram passaram a vir dois cá para casa, um para cada um. Já tinha visto na comunicação social que este ano o Pirilampo era diferente mas não tinha dado grande importância, mas a reacção deles foi preponderante para esta minha reflexão.
31 anos depois, todos estamos habituados ao simpático bonequinho de peluche com uma antena que brilha no escuro, mas este ano o Pirilampo mudou radicalmente. E a mudança foi tal que os meus filhos não o reconheceram! Não conseguiram pegar naquele bonequinho e perceber que era apenas o Pirilampo Mágico. Perguntaram: “Isto é o quê?”
Ora numa altura em que tanto se fala de redução de plástico, não consigo entender qual o paradigma que transformou o pirilampo mágico, fofinho e artesanal, num boneco industrial de plástico. Na minha opinião perde-se a essência, interrompe-se uma linha de trabalho, rompe-se com uma imagem a que o público se habituou e que é acarinhada por todos.
Segundo o site da fenacerci “O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal. A causa social a que está associado – o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência – confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, através da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que têm sido desenvolvidas junto destes nossos concidadãos. (…)
(…) O ano de 2018 é um marco importante! É o ano em que o Pirilampo Mágico assume uma nova imagem, mais ousada e moderna, mantendo contudo a missão que esteve na base da sua criação: lutar pela defesa e consagração dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e apoiar as organizações que lhes prestam suporte!”
Pessoalmente acho esta mudança muito pouco feliz, em particular por recorrer a plástico havendo 1001 outras opções. Haverá certamente um motivo para ser assim, mas não o consegui encontrar nas pesquisas que fiz. Para mim, o Pirilampo deixou de ser mágico! Sou só eu que não gosto nada deste novo formato?
E tenho que desabafar! Sou só eu que olho para o novo pirilampo e vejo… um copo menstrual?
4 Comments
Cheiras a Beijinhos
Este ano comprei pela primeira vez um pirilampo mágico para a minha filha, aliás, decidi comprar para mim e para ela, mas também eu fiquei um bocadinho desiludida com a sua nova imagem.
A minha filha achou-lhe graça e vê-o quase como se de uma bola se tratasse, mas ainda só tem 2 anos, se calhar quando for mais velha, também ela verá um copo menstrual…
Xica Maria
Oh que coisa tão estranha… ainda não tinha visto! Parece-me made in china… Hummmm…
Filipa Alegrete
não era preciso procurar muito:
https://www.publico.pt/2018/06/12/sociedade/noticia/problemas-no-fabrico-do-pirilampo-magico-atrasam-campanha-1834028
mas também acho que não vai tarde.
Nidia
Só vi hoje, qd fui levantar uma encomenda aos CTT!!… entrei em choque!! Além q o q eu vi era… alaranjado… o que ao longe parece … sei la… 😡 (cala-te boca!)