Educação,  Família,  Maternidade

Manual de primeiros socorros para pais e filhos

Nos dias estranhos que vivemos, vemos-nos obrigados a compatibilizar um número de tarefas impossível de compatibilizar. Estamos todos, adultos e crianças, sem saber bem o que fazer. Precisamos urgentemente de um Manual de primeiros socorros para pais e filhos.

Muitos de nós, temos que trabalhar 8h/dia. Só por si, um dia de trabalho consegue ser extenuante. Agora juntemos a isso umas horas a acompanhar estudo em casa e todas as tarefas caseiras / familiares inerentes ao funcionamento de uma família?

O Manual de primeiros socorros para pais e filhos propõe reflexões e actividades que nos ajudam a colocar a vida como ela é hoje, na perspectiva que nos ajuda a aceitar esta nova realidade e a geri-la.

Colocar crianças a estudar em casa é exigir deles uma capacidade de organização e maturidade que, pelo menos na idade dos meus filhos, não existe. Pedir-lhes que entendam isto como escola, é demais! ⁣

Colocar os pais a fazerem o papel do professor, exige dos pais capacidades que não têm e exige que muitas vezes sejam obrigados a optar entre trabalhar ou colocar os filhos a estudar. Entre trabalhar ou controlar o tempo de acesso às tecnologias. Entre trabalhar ou dar-lhes uma pequena percentagem da atenção que eles precisam.

Pedir-nos a nós, que temos que trabalhar, que sejamos capazes de conciliar o trabalho com a concentração exigida, com o apoio que eles precisam para a telescola e os exercícios que se seguem, é Impossível! ⁣

O manual de primeiros socorros para pais e filhos, propõem-nos exercícios que nos ajudam a cuidar de nós e pretendem auxiliar-nos a preservar a nossa saúde mental, na medida do possível.

Não traz receitas milagrosas, mas estimula a nossa criatividade no sentido de encontrarmos novas formas de gerir as pequenas crises que todos temos que enfrentar nesta que é uma época de desafios impossíveis.

Inspirem-se e criem o vosso próprio Manual de primeiros socorros para pais e filhos. Para além de útil, vai ser mais uma actividade gira para fazerem em família. Vamos a isso?

Podem aceder à versão digital do Manual de primeiros socorros para pais e filhos aqui.

Não percam também este artigo, onde vos sugiro outras leituras adequadas à capacidade de entendimento da pandemia que nos atirou para uma vida de distanciamento social.

Da mesma editora podem ainda ler os seguintes títulos:

«Quando a minha escola abrir…»

«Dias de uma família fechada em casa»

«Dicas CoronaKids»

Aproveitem e espreitem aqui, o concurso que a editora Ideias com História está a promover no site pedagógico CoronaKids, que desenvolve em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a que podem concorrer crianças, jovens e adultos. O concurso apresenta as categorias de história e desenho, devendo os mesmos estar centrados na temática «viver em tempos de COVID-19».

Os vencedores em cada categoria recebem material pedagógico e podem ainda indicar uma escola ou uma biblioteca a quem queiram que a editora ofereça 22 livros, jogos e kits.

Mais informação sobre os concursos aqui

2 Comments

  • Elizabeth Jerónimo Aleixo

    Olá Sara como já tinha mencionado, gosto de seguir os seus post no instragram. Ainda não tinha visto o seu blog, mas agora que vi vou passar a espreitar sempre que tiver coisas novas. É verdade que o instragram está “logo ali” e estamos sempre lá a “cuscar”, e acho que se torna mais fácil para quem como a Sara questiona e fala sobre assuntos actuais, e para mim muito bem.
    Irei seguir tanto aqui como no instagram.
    Sem querer ser stalker a Sara vive em Setúbal? Tem zonas tão lindas e tão saudáveis nas suas fotos… qd tiver um fds com disponibilidade para sair, dê um salto até este lado e venha até á Quinta da Ribafria (se calhar até já conhece) que também é bonito. Sintra também tem locais bonitos para se estar e tb temos na Praia das Maçãs um pão com chouriço muito bom .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.