Vamos ter cuidado com o Sol?
Vem aí o fim de semana, o tempo está excelente, e convida a uns bons dias de praia! Mas, há cuidados que não podemos deixar de ter! Já esta semana vos falei aqui dos malefícios do sol para a nossa pele, e como não quero que deixem de ter isso em mente, hoje reforço!
A campanha “Hora do Sol Saudável” tem marcado presença nas escolas portuguesas para ensinar as regras e os riscos da exposição solar em excesso a meio milhão de crianças. Contando com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, o projecto criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Garnier Ambre Solaire, visa promover junto dos mais novos hábitos responsáveis de forma lúdica e pedagógica, e envolvendo pais e professores.
Nesta edição, o projecto tem como Embaixador o Cifrão, conhecido cantor e bailarino, que criou a música e videoclip para a campanha. As crianças foram desafiadas a recriar um vídeo que alerte para os malefícios da exposição solar, em que os critérios de avaliação serão criatividade, originalidade e utilização das mensagens corretas.

Portugal tem, a cada ano, 800 novos casos de melanoma e está na cauda da Europa (apenas à frente da Alemanha) no que respeita à utilização de protectores solares, onde a taxa de penetração é apenas de 67%.
Para Inês Caldeira, Country Manager L’Óreal Portugal, esta mudança de comportamento passa por encontrar projectos e campanhas que envolvam a comunidade.

A campanha “Hora do Sol Saudável” parte do princípio de que o Sol é indispensável à vida e que os raios solares nos ajudam a fabricar a vitamina D fundamental para o desenvolvimento ósseo. Por outro lado, pretende também mostrar que o Sol em excesso é maligno e ensinar a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.
Os vencedores serão divulgados no dia 1 de Junho e escola vencedora receberá um prémio de 2.500 euros e uma aula de dança com o embaixador. Adicionalmente, o 2º lugar receberá 1.000 euros e para o 3º lugar, um prémio no valor de 500€. Os Prémios monetários deverão ser utilizados no melhoramento e/ou requalificação das instalações das escolas vencedoras. O júri será composto por um elemento representante da LPCC, da Garnier Ambre Solaire e pelo Cifrão.