Frango Corado com molho gostoso

Quando a AEG me desafiou para testar o novo forno Steam Crisp com tecnologia de vapor, confesso que não esperava que os resultados fossem tão diferentes. Esta tecnologia permite cozinhar de uma forma que faz toda a diferença no resultado final. Acreditem que me surpreendeu! Este Frango corado com molho gostoso ficou uma delícia!

Não é segredo que uma das coisas que me dá mais prazer é cozinhar. Sinto-o quase como uma terapia. Não sigo as receitas à risca [gosto mesmo é de inventar], gosto de arriscar e de testar coisas diferentes, de usar e abusar de bons temperos, tudo para que o resultado final seja saudável [quase sempre!] e muito muito saboroso.
A receita que criei para este desafio foi pensada para uma refeição em família, que se prepara sem grandes dificuldades e sem exigir muito tempo.  Pode-se deixar preparada de véspera bastando chegar a casa e colocar no forno, o que se traduz numa enorme poupança de tempo. A minha realidade do dia-a-dia é muito esta, tenho que tentar gerir as refeições sem perdas de tempo e as opções de forno permitem-me que enquanto o jantar está a cozinhar, eu possa dar o apoio que os miúdos precisam: trabalhos de casa, banhos ou simplesmente jogar um jogo. Tudo vale na hora de ganhar tempo para os meus filhos! Partilho-a convosco:
Frango corado com molho gostoso
Ingredientes
1 frango grande
6 dentes de alho
150 g de margarina
2 dl de azeite
1 cerveja (33cl)
1 colher (sobremesa) de pimentão-doce
2 malaguetas
Sumo de 2 limões
Sal e pimenta preta em grão com moinho
Batatinhas novas para assar
2 ramos de alecrim
Preparação
 
1. Colocar água no reservatório do forno e ligá-lo a 200º C na função vapor. Enquanto o forno aquece, preparar a marinada.
2. Descascar e picar os dentes de alho. Juntar com o azeite, o pimentão-doce, o piripiri e a cerveja e ligar.
3. Colocar o frango num tabuleiro, barrá-lo com o preparado anterior, temperar com sal e pimenta e regar com o sumo dos limões. Espalhar por cima a margarina cortada em pedaços e levar ao forno.
4. Enquanto o frango assa, lavar as batatinhas, dar um corte em cada uma, temperar com sal, pimenta preta, folhas de alecrim e regar com um fio de azeite.
5. Quando o frango estiver mais ou menos a meio da cozedura, retirar do forno e juntar as batatinhas. Levar ao forno novamente e deixar assar.
Ao retirar o frango do forno percebi imediatamente que estava muito mais crocante do que habitualmente fica. Espetei um garfo e acreditem que se ouvia a pele a estalar! Num forno convencional, para além de nunca ficar tão crocante, quando fica acaba por ficar mais seco, mas no Steam Crisp da AEG não! O interior estava macio e suculento e o exterior super crocante. Os resultados foram mesmo fantásticos!
Para além desta função de cozedura a vapor, o Steam Crisp tem outras vantagens. A porta que não aquece, muito importante para quem tem crianças, a sonda térmica, que para algumas receitas é muito útil e a função de autolimpeza que nos deixa sempre descansadas facilitando a parte chata de limpar tudo no final são as funções que destaco, mas para mim a revelação foi mesmo cozinhar a vapor.
Fiquei curiosa com os resultados se fizesse um dos meus pães num forno destes. Mas isso, ficará para outra oportunidade.
Deixo-vos o vídeo com a preparação desta receita e fico a aguardar o vosso feedback! Experimentem e digam-me se é ou não é uma delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *