Maldeçoade, uma hamburgueria artesanal em Olhão

Das lendas de Olhão reza a história da terra e é nelas baseado o conceito com que foi desenvolvido o Maldeçoade, uma hamburgueria artesanal situada no Real Marina Hotel & SPA, na primeira linha da Ria Formosa de onde se avistam as paradisíacas ilhas da Ria.

Segundo as crenças populares, diz-se terem tido lugar em Olhão alguns acontecimentos misteriosos: A lenda do Arraúl, do Menino de Olhos Grandes, do Marim, do Mouro Encantado ou da Floripes serviram de inspiração a esta requintada hamburgueria, que com estas histórias populares e um pouco de sotaque “Algarvio” criaram um espaço e uma carta cheia de imaginação, repleta de maldeçoades [os hambúrgueres], marafades [os risottos] e embeiçades [as sobremesas] que nos permite degustar algumas iguarias locais e conhecer um pouco do tradicional sotaque Algarvio.

Foi por aqui que começou a nossa visita a esta pequena terra do Sotavento Algarvio num solarengo fim de semana de Março. Depois de uma viagem de final de dia e já bem instalados na Suite do hotel, descemos até ao Maldeçoade para jantar. A carta é composta maioritariamente por hambúrgueres mas apresenta como alternativas os risottos, as saladas e uma ementa especial para os mais pequenos. Podem consultá-la na íntegra clicando aqui.

O foco principal da carta, como já referi, são os hambúrgueres e aqui a oferta é tão vasta e tão original que na verdade torna-se difícil escolher. Todos eles me pareceram apelativos e mesmo que cada um tenha um gosto pessoal por determinado ingrediente a verdade é que todos eles são deliciosos, suculentos e extremamente bem confeccionados.

A nossa escolha recaiu sobre um Carpaccio de novilho com pesto de manjericão, rúcula e parmesão, entrada que partilhámos e que abriu o apetite para o que se seguiu. Seguimos com hambúrgueres para todos excepto para mim que optei pelo Risotto de cogumelos e avelã que foi dos melhores risottos de cogumelos que já comi. [Sou muito fã de risottos e bastante exigente com a qualidade e este conseguiu surpreender-me!]. Terminámos com uma tarte de maçã com gelado de nata e com um leite creme de alfarroba, um twist muito bem conseguido ao tradicional leite creme com o toque algarvio perfeito. Acompanhámos este jantar com sumos de laranja natural para as crianças e com uma sangria especial que faz juz ao nome e que acompanha qualquer escolha na perfeição.

Se passarem por Olhão não deixem de experimentar porque vale mesmo a pena! Podem ver mais imagens do nosso fim de semana em Olhão aqui.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *