O que faltará no cardápio?
Se alguém souber qual o cardápio completo de complicações que podem surgir com a amamentação, mande a informação sff!
É que hoje foi dia de festa outra vez! Depois de mamilos gretados tempos infinitos, inflamação das glândulas mamarias, candidíase… Hoje foi o dia de ter ductos mamarios bloqueados!
Começou logo de manhã com uma dor não habitual quando o Daniel mamou… Achei que era o mamilo magoado de tanto “uso” e não liguei nenhuma! O dia foi passando e à hora de almoço a mama direita fervia e doía mesmo muito! Comecei a tentar perceber o que se passava e eis que tinha o peito todo encaroçado! Dei mama aos dois na mesma mama… E nada mudou! Os caroços não desapareciam e a dor só aumentava! Recorri à bomba… Nada! Fui tomar um banho bem quente, fiz uma massagem na zona afectada, e tentei tirar o leite manualmente… Sem sucesso!
Comecei a desesperar! Ou despejava o peito ou ia piorar cada vez mais, fazer febre e aí a solução era antibiótico e secar o leite! Naaaaaoooooooooooo!
O Daniel tinha comido há 2 horas, mas estava meio acordado… A irmã já tinha comido há mais tempo mas dormia a sono solto. Assim, peguei no Daniel e pu-lo à mama na posição de jogador de raguebi! Começou logo a mamar (claro! Glutão!) e os caroços começaram logo a desaparecer!
Estava explicado! Com a amamentação simultânea dos dois, a posição de mamar tem que ser a de jogador de raguebi. Esta posição estimulou ductos que normalmente não eram tão estimulados e aumentou a sua produção de leite. Como já não dou mama aos dois ao mesmo tempo desde sexta feira à noite, esses ductos não foram esvaziados e começaram a encaroçar!
Estou um bocadinho para o dorida, mas o que interessa é que resolvi a questão! E espero que não se repita…
2 Comments
Éme
Olá sou uma leitora assídua do vosso blog e gosto muito, também tenho duas crianças mas não são gémeas! Foi uma de cada vez, com um intervalo de quase 4 anos. Nas duas vezes a amamentação foi um desastre, as mastites, a febre,as gretas, o sangue, as dores, desesperei. Admiro a tua persitência e coragem! Parabéns pelo Blog e Felicidades!
Full-time Mom
E resolveste da melhor maneira! Eu às vezes também fazia assim, se via que estava a ficar com o peito dorido também punha a minha Minúscula a mamar mesmo sem ela pedir. 😉