# 67 As minhas receitas | Scones

Cá em casa temos um hábito desde que me lembro, que mantivemos quando os miúdos nasceram e que na verdade eles adoram tanto ou mais do que nós. Aos domingos, no Inverno, acendemos a lareira, fazemos scones [que comemos com manteiga e doces caseiros] e jantamos scones com chocolate quente em modo pic-nic no chão da sala. Sabe-nos bem esta refeição diferente, o sair da rotina e jantar no chão, e o aconchego que tudo isto nos proporciona. Este ano já abrimos a época e há umas semanas partilhei uma fotografia dos scones nas redes sociais e inundaram-me pedidos para partilhar a receita. 

Esta receita veio comigo quando saí de casa dos meus pais, e foi aprimorada ao longo de anos a testar pequenas alterações para que o resultado final ficasse cada vez mais perfeito. A receita original foi retirada de um livro da Farinha Branca de Neve com uns 30 anos, mas a nossa, a actual, garante resultados muito mais saborosos e com uma consistência que para o meu gosto é muito melhor! 

Ingredientes:

320g farinha
40g açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
30g margarina amolecida [podem amolecer no microondas]
100g [1 dl] leite meio gordo
1 ovo
2 claras
1 pitada de sal

Preparação:

Misturar os ingredientes todos numa taça grande, começando pelos sólidos. Misturar muito bem com uma colher de pau. Deitar colheradas de massa para um tapete de forno e levar ao forno a 180º C até ficarem dourados.
Recomendações:
Usar sempre farinha branca de neve. Podem experimentar com outra marca mas garantidamente a Branca de Neve é a que resulta em scones mais fofinhos. [E isto não é publicidade] O leite deve ser meio gordo ou gordo. Usem a vossa criatividade e adicionem à massa o que vos apetecer, a verdade é que só a massa é uma delícia mas com recheio ficam muito bons!

Entretanto acabei de escrever a receita e descobri que já a tinha publicado no passado, mas como a versão actual já está ligeiramente diferente, aqui fica esta! Espero que gostem, e por favor partilhem o resultado comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *