Banalidades

A revolta das embalagens: um projecto de enorme valor!

Já vos tinha falado sobre reciclagem aqui, mas hoje volto ao tema! A Tetra Pak tem dado passos de gigante no que respeita a promover esta área, e é com muita satisfação que tomo conhecimento destes projectos! No fundo, foi por projectos destes que trabalhei nos meus primeiros anos de vida profissional. Hoje venho contar-vos tudo sobre o projecto-piloto “Revolta das
Embalagens by TOUCH“.

A Tetra Pak, em
conjunto com a Fundação AFID Diferença e a TOUCH, lançaram o
projecto-piloto “Revolta das
Embalagens by TOUCH“, uma unidade de
negócio eco-social
gerida pela AFID  – com a consultoria e
acompanhamento da TOUCH, responsável da marca.

O projecto tem como
principal objectivo o desenvolvimento de produtos de design eco-sociais, com
especial foco na produção de Alcofas –
cestas de compras – através da reutilização de resíduos de embalagens
de cartão da Tetra Pak,
pelas mãos dos utentes e técnicos da Fundação. Desta forma, e através da criação de uma Oficina de
Trabalho, financiada pela Tetra Pak, a Fundação AFID Diferença criará receita através da produção e comercialização dos produtos,
desenvolvendo-se assim um modelo de negócio social sustentável. A TOUCH é o motor que promove
esta iniciativa através da efectivação de parcerias
entre instituições e empresas.

Com a implementação e consequente desenvolvimento
do projecto-piloto, a fundação
AFID Diferença lança também uma campanha de
recolha de embalagens usadas junto da comunidade
(clientes, familiares e colaboradores), bem como de alguns parceiros. A Tetra
Pak divulga ainda a iniciativa junto dos seus colaboradores e recolhe
internamente embalagens usadas, de forma a angariar parte da “matéria-prima” necessária para alimentar
o projecto-piloto.

«O projecto Revolta
das Embalagens by TOUCH
actua numa vertente ambiental e social, indo
completamente ao encontro do posicionamento da Tetra Pak. Através do apoio a este
projecto, pretendemos criar um modelo que seja visto como uma referência no âmbito da
responsabilidade social. O objectivo é estabelecer e consolidar uma relação de entreajuda
social entre todas as entidades envolvidas, com benefícios sociais reais
associados e agregados, não só para os envolvidos
no projecto, como também para a sociedade em geral”, comenta Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da
Tetra Pak em Portugal.

Com o projecto
pretende-se, sobretudo, incidir em três aspectos fundamentais como a sensibilização da comunidade
para a importância da reutilização e reciclagem das
embalagens associada a uma preocupação social, bem com contribuir para a
integração socio-ocupacional
de jovens e adultos portadores de deficiências.

«Conjugar a vertente
ambiental com a social é o
melhor de dois mundos. Através desta iniciativa iremos investir na
integração socio-ocupacional
dos nossos utentes, que contribuirão com o seu talento para a criação de uma marca de
design eco-design, que ambicionamos seja um sucesso, de forma a tornar-se
economicamente sustentável num futuro próximo. É esse o nosso objectivo e é para isso que vamos
trabalhar”, acrescenta  Lutegarda Justo, Directora  da Fundação AFID Diferença.

Já,
Rita
Melo e Nuno Mesquita da TOUCH, acrescentam, “promover esta iniciativa, e apoiar a
gestão e desenvolvimento
de negócios com impacto
social, através da efectivação de parcerias
entre instituições e o tecido
empresarial português, de forma a tornar o negócio economicamente
sustentável, é o principal foco da
nossa actividade. Estamos muito entusiasmados por fazer parte deste projecto, que
tem tudo para ser bem-sucedido na sua área de actuação.”

A “Revolta das
Embalagens by TOUCH” posiciona-se assim,
como um projecto de carácter social e
ambiental, com foco na preocupação
e integração sócio-ocupacional,
promovendo a reutilização de embalagens
para o desenvolvimento de um negócio social responsável e auto-sustentável. Saibam mais sobre este projecto aqui.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *