City Break em Barcelona

City Break em Barcelona
Barcelona foi a primeira cidade que visitámos juntos. Ambos conhecíamos a cidade mas redescobri-la a dois quando a relação era recente teve uma magia que fez com que se tornasse numa das nossas cidades preferidas. Digo sempre que Barcelona é a única cidade onde me via a viver se um dia decidisse mudar de país, e a verdade é que o digo a brincar mas com um fundo de verdade. Gosto da cidade, do clima, das pessoas, dos sítios. Em Barcelona sinto-me em casa como nunca me senti em nenhuma outra cidade que não a minha!
Com tudo isto, é fácil perceber porque é que foi o destino que escolhi para a nossa primeira viagem para fora do país sem filhos.

Ao longo destes quase 7 anos de caminho enquanto pais, as oportunidades de estarmos só a dois têm sido poucas. Enquanto a Carolina e o Daniel eram pequeninos, muito por opção, mas à medida que têm crescido também por dificuldade em gerir todas as variáveis: tempo, agendas profissionais, orçamento, disponibilidade de avós para ficarem com eles, etc. E por isso foi apenas passados todos estes anos que tivemos oportunidade de voltar a viajar a dois.

Decidi marcar esta viagem num momento de impulso. Recebi um email de uma companhia aérea dando conta de preços promocionais para determinados voos. Abri a página e com meia dúzia de cliques tinha os bilhetes de avião na caixa de entrada do meu email! “Damn! A sério que fiz mesmo isto!?” – pensei para comigo. Mas sim, tinha feito, e não obstante as 1001 contrariedades que tivemos que enfrentar para conseguir que esta viagem fosse mesmo em frente o certo é que no dia marcado embarcámos para Barcelona!

City Break em Barcelona

Antes de chegarmos a esse dia, foi ainda preciso tratar de encontrar alojamento. E aqui, confesso-vos, foi tudo decidido em cima da hora porque apenas a duas semanas da partida conseguimos confirmar a 100% que as agendas profissionais o permitiam. Durante o tempo que separou a minha compra de bilhetes de avião e a reserva de alojamento, ganhámos dois companheiros de viagem. Um casal amigo, também pais de gémeos embora bem mais pequeninos que os nossos [o Xavier e a Clara têm 8 meses], que resolveram juntar-se a nós. Decidimo-nos por isso a pesquisar exaustivamente no Homeaway para encontrar um apartamento que tivesse condições para receber 4 pessoas e que se situasse numa zona central. Encontrámos a solução perfeita, mas já vos explico tudo!

A viagem de avião é curta pelo que rapidamente nos vimos a apanhar o transfer que tínhamos reservado para nos levar ao alojamento ansiosos por chegar e respirar o ar quente do Mediterrâneo. Em todas as vezes que viajámos para Barcelona [e não me perguntem porquê mas calhou assim] fomos em alturas do ano em que estava frio. Até já lá tínhamos estado exactamente nos mesmos dias que escolhemos agora [por pura coincidência] mas nunca tínhamos apanhado uma temperatura tão boa e uns dias de sol tão agradáveis como os que apanhámos desta vez.

City Break em Barcelona

Chegados ao destino – Paseo San Joan, a poucos minutos a pé da Basílica da Sagrada Família, já tínhamos o nosso anfitrião à espera. Peter recebeu-nos no alojamento que escolhemos com um sorriso nos lábios, fez-nos uma visita guiada a cada divisão do solarengo apartamento e explicou-nos todos os detalhes necessário. Em seguida deu-nos algumas indicações relativas a supermercados e restaurantes que recomenda na zona e despediu-se.

A casa era ainda mais bonita ao vivo. Janelas enormes deixavam entrar o Sol e iluminavam cada divisão impecavelmente arrumada e limpa. Um apartamento de decoração simples e muito clean em que cada pormenor foi pensado para proporcionar o conforto dos hóspedes. Inserida num prédio antigo completamente reabilitado, numa rua muito central, cheia de movimento. Não tenho um registo fotográfico exaustivo, mas podem conhecer o apartamento com todo o pormenor no destaque que encontram no meu Instagram, clicando aqui e entretanto deixo-vos algumas imagens das áreas comuns.

City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona

Depois de instalados, a rotina que decidimos seguir foi a de dar preferência a andar a pé, pois consideramos ser a melhor forma de conhecer verdadeiramente uma cidade, e explorar o mais possível alguns dos locais imperdíveis desta cidade fantástica.

Deixo-vos alguns dos pontos de interesse na cidade, de acordo com o meu gosto pessoal, alguns deles são os que numa primeira visita terão que obrigatoriamente conhecer, mas também outros que recomendo para fugirem um pouco mais às filas turísticas e aos preços [nada simpáticos] que os bilhetes têm!

  • Praça de Catalunya:  Situada abaixo da Gran Via, é um centro nevrálgico da cidade onde seja a que horas for há sempre vida! Muitos dos transportes dedicados a turistas centralizam-se aqui e tem também um posto de turismo. No jardim central há sempre atrações. Esta praça é a porta de entrada para as Ramblas.
  • La Rambla: das avenidas mais emblemáticas da cidade, liga a Plaça de Catalunya ao Mirador de Colom. Aqui encontram todo o tipo de lojas que possam imaginar, o Mercat de La Boqueria, e estão rodeados por dos dos Bairros que mais aprecio em Barcelona: O Bairro Gótico e o El Raval.
City Break em Barcelona
  • Mercat de La Boqueria: dos meus locais favoritos da cidade. Aqui encontram tudo o que possam imaginar, impecavelmente organizado e basta entrar para se verem envolvidos num verdadeiro apelo aos sentidos. Podem facilmente almoçar por lá ou em alternativa comprar tudo o que precisam para um pic-nic numa praça ou num jardim.
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
  • Bairro Gótico: Ruas estreitas, construções medievais em excelente estado de conservação, ruas e ruelas que se cruzam entre si e desembocam em pequenas praças onde não faltam esplanadas simpáticas para umas tapas. Locais a não perder: Pont Gótic; Catedral; Plaça Real.
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
City Break em Barcelona
  • Bairro El Raval: bairro de má fama, conhecido como o bairro árabe onde em diversos guias turísticos podem ler que não devem entrar. Ignorando completamente este estigma instituido, foi aqui que encontrei um dos sítios que mais me fascinou em Barcelona numa das nossas anteriores visitas: os jardins da Biblioteca da Catalunya.
  • Praia de Barcelonetta: areia clara e mar tranquilo e um ponto obrigatório principalmente num dia de sol. Há sempre artistas de rua a encantar os transeuntes com verdadeiras obras de arte.
City Break em Barcelona
  • Port Vell: a revitalizada região portuária da cidade, com um Passeig Maritim perfeito para uma caminhada à beira mar. Aqui podem ainda observar alguns dos maiores iates do mundo, ou mesmo o maior, que estava por lá ao mesmo tempo que nós!
City Break em Barcelona
  • Montjuic: Das melhores vistas da cidade, com uma escadaria exuberante que liga a Plaça d’Espanya ao Museu Nacional de Arte da Catalunha. No topo encontram-se ainda a Fundação Juan Miró, o Museu Etnológico de Barcelona, o Jardim Botânico e o Estádio Olímpico. Nos meses de Verão podem ainda assistir ao Espectáculo das Fontes Mágicas de Montjuic.
City Break em Barcelona
  • Basílica da Sagrada Família: a obra mais marcante de Gaudi, com construção iniciada em 1883 e previsão de conclusão para 2026, é hoje dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Se pretendem visitar o interior e subir às torres, recomendo que adquiram a entrada com antecedência pois doutro modo correm o risco de não conseguir.
City Break em Barcelona
  • Parque Guell: Outro dos pontos onde a vista da cidade é exuberante. Uma “encomenda” de Eusebi Guell a Gaudi em 1900, que sonhou edificar ali uma zona residencial com localização e arquitectura privilegiadas. Foi transformado em Parque Municipal em 1926 após a morte de Eusebi Guell e foi declarado como património cultural da humanidade pela UNESCO em 1984.
  • Casa Milá – La Pedrera: Património Mundial da Unesco, é sem dúvida um dos edifícios a não perder. Uma arquitectura encantadora que nos leva por uma viagem às inspirações de Gaudi. Recomendo o audioguia para vos ajudar na visita. Guardem alguns minutos para apreciar os terraços no final da visita.
City Break em Barcelona
  • Casa Batlló: mais uma obra arquitectada por Gaudí, cheia de detalhes, curvas e pormenores inspirados nos elementos da natureza. Um edifício que vale a pena conhecer.
  • El Viti – Taberna – Passeig de Sant Joan: taberna típica que se situa no edifício onde ficámos alojados. Com uma decoração agradável mas um atendimento pouco simpático. Não resistimos aos croquetes de jamon e as patatas bravas.
  • La Taperia El National – Passeig de Grácia: Um multi-espaço gastronómico onde podemos encontrar um restaurante com vários restaurantes. Decoração incrível, num espaço cheio de luz onde encontramos todas as receitas tradicionais da península. Vale a visita!
City Break em Barcelona
  • El Jardi – Jardins da Biblioteca da Catalunya: Atendimento atencioso, local muito acolhedor e recatado. Ideal para um jantar romântico.
  • Restaurante Água – Platja Barceloneta: Atendimento lento e que exige insistência para conseguirmos atenção. Localizado na primeira linha da praia, com muita procura como todos os que se localizam aqui. Óptimo para uma refeição ligeira. Excelente sopa de cebola gratinada e pimentos padrón.
City Break em Barcelona
  • Restaurante Shôko – Platja Barceloneta: Primeira linha da praia, com zona lounge muito agradável. Podem optar por fazer uma refeição principal ou apenas por descansar da caminhada tomando um chá a meio da tarde.

Nesta visita a Barcelona fizemos ainda pela primeira vez um mini roteiro pelos cycle cafés da cidade. Não visitámos todos, mas alguns dos mais emblemáticos. No geral são espaços super descontraídos, muito boa onda, onde podemos sentar-nos a lanchar ou a fazer um brunch num ambiente cool. Mas sobre isso, vou ter que vos pedir para clicarem aqui e saberem mais.

City Break em Barcelona

Por último, se pretendem visitar mais do que uma ou duas atrações turísticas da cidade, preparem bem a vossa viagem e apostem nos bilhetes combinados. Existem quer para transportes públicos quer para museus e permitem ver mais por menos dinheiro. Os bilhetes avulso ficam significativamente mais caros.

Outra dica que partilho convosco, no que respeita às deslocações, é que se pretendem andar maioritariamente a pé, como nós fizemos, escusam de comprar bilhetes de transportes. Deixo-vos o contacto do nosso motorista, super simpático e disponível e com preços muito simpáticos, que nos fez os transferes entre o aeroporto e o alojamento e nos fez ainda uma deslocação entre dois pontos muitos distantes da cidade num dos dias em que andámos vários km’s a pé: Erik +34601282772. Podem contactar por whatsapp e digam que vão da nossa parte!

Fechámos a porta do apartamento já com o coração apertado de saudades. Barcelona é uma verdadeira pérola do mediterrâneo e não me canso de a visitar. O meu objectivo é que a nossa próxima visita à cidade seja com os nossos filhos! Porque não há nada que mais nos encha o coração do que partilhar o que mais gostamos com os nossos.

City Break em Barcelona

Obrigada Homeaway pela ajuda gigante na concretização deste mega City Break em Barcelona!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *