# Dicas para mães | Os amigos da Quinta e uma oportunidade de ensinamento

Não vos venho falar de nada de novo, mas a verdade é que acho que nunca numa colecção os meus filhos estiveram tão entusiasmados e tão empenhados em reunir selos para fazer uma colecção! Já houve duas campanhas de Gang dos Frescos, já houve a campanha dos Angry Birds e mais recentemente o LIDL Shop. Cá em casa aderimos a todas, embora só a 1.ª campanha de Gang dos Frescos e o LIDL Shop tenham ficado concluídas. Eis que surge agora uma nova campanha, os Amigos da Quinta. Confesso que apesar de achar os bonecos super queridos não imaginei que deixassem o Daniel e a Carolina tão entusiasmados como estão!

A colecção “Amigos da Quinta” pretende ensinar aos mais novos, de forma divertida, como funcionam as quintas – que tipos de actividades existem, os diferentes tipos de cultivo e rega, a rotação de culturas – de onde vem tudo aquilo que precisamos para nos alimentarmos – ovos, leite, azeite, fruta e legumes – e a importância e curiosidades dos animais que lá vivem – a vaca, o porco, a galinha, o bode, o cão, o burro, a ovelha e o cavalo. Numa época em que as crianças desconhecem a origem dos produtos e têm perdido o contacto com a natureza, o Lidl procura novamente ajudar as famílias, levanto a Quinta até casa dos Portugueses. Pessoalmente, tento incutir nos meus filhos este conhecimento desde sempre, e por diversas vezes [sempre que posso] proporcionar experiências que lhes mostrem como funcionam as coisas, mas a vertente pedagógica desta campanha é realmente muito boa e interessante para os nossos “meninos de cidade”.

Mas falemos da campanha em si. Desde a passada 2.ª feira, dia 20 de Março e até 4 de Junho, por cada 10 euros em compras, recebemos uma saqueta com um ponto e também uma das 36 cartas didáticas disponíveis para completar o álbum da campanha (disponível nas lojas por 2,99€) que inclui factos sobre a quinta, passatempos, um jogo de tabuleiro e uma mica para guardar a colecção de cartas.

Os oito peluches que compõem a colecção podem ser adquiridos individualmente através de duas modalidades: com 6 pontos e 9,99€ adicionais ou 14 pontos e 2,99€ adicionais, sendo que podemos escolher o animal que queremos levar para casa.
O Lidl tem já um forte historial de campanhas de coleccionáveis e procura sempre que as mesmas tenham um valor acrescentado para os consumidores. Esta campanha está integrada na estratégia pedagógica do LIDL que pretende demonstrar os processos e origem por detrás dos produtos que os consumidores compram, educando as crianças de forma divertida e contribuindo para uma geração mais informada e com um estilo de vida mais saudável.
Neste contexto, no domingo passado fomos convidados a visitar a Hípica de Oeiras, onde foi apresentada esta campanha, e onde é possível proporcionar às crianças as mais diversas actividades de contacto com animais da quinta. A Carolina veio apaixonada por esta cabrinha que andava do lado de fora da vedação e que queria trazer para casa! Um doce não é?

Por aqui os miúdos já iniciaram uma campanha com familiares e amigos, e pedincham selos do LIDL a toda a gente! “Avó tu não queres os bonecos pa ti pois não? Podias dar os teus óculantes a mim puque eu quia a ovelhinha e a mana o poquinho côderoja…” – Daniel a tratar de se pôr em campo para completar a colecção o mais rapidamente possível! Expliquei-lhes que para terem todos os bonecos, tinhamos que pedir ajuda às pessoas próximas, pois era preciso fazermos muitas compras para conseguir selos suficientes. Entenderam de imediato e puserem em prática! [Confesso que fiquei orgulhosa!]. Ainda assim, nunca mais largaram cada um o seu boneco [O Daniel tem o cão e a Carolina o Bode] e logo na 2.ª pediram 1999 vezes para os levar para escola, fazendo um sucesso desmedido entre os amigos que todos os dias pedem se podem brincar um bocadinho com os bonecos deles!
