Estalou-se o verniz?
Este é um post fútil e apenas do interesse das minhas seguidoras de sexo feminimo (julgo eu…)!
Sempre gostei de ter as unhas arranjadas. Nunca fui adepta de as ter com grande tamanho, mas uma unha curtinha e bem arranjada, sempre foi coisa que me agradou! Há uns anos, quando apareceu a “moda” da unha de gel, e após alguma resistência da minha parte, experimentei. Acabei por não me tornar grande fã, pois exige marcações, manutenções, fica feio quando começa a crescer e deixa uma linha sem cor junto à cutílula… enfim… não me convenceu! Voltei ao tradicional verniz, com o qual sempre me dei muito bem. Entretanto, quando os miúdos começaram a dar mais trabalho, começou a ser dificil ter tempo para tratar desse assunto! Mais do que pintar as unhas, o martírio era ter que esperar para deixar secar! Acabei por passar a andar sem verniz imensas vezes. Até que, em conversa com uma amiga que representa uma marca de material de unhas de gel e afins, surgiu a ideia de fazer verniz de gel em casa! Experimentei, gostei, e adoptei!
Em troca de comentários no Instagram com a Inês, acabei a escrever um email com o passo a passo e a lista do material que tenho, para tratar as minhas unhas. Enviei para a Inês, e de repente, comecei a receber pedidos de seguidoras dela para lhes enviar também. Assim sendo, resolvi escrever aqui tudinho, para que toda a gente fique devidamente informada! Como diz a Inês: “Tens de pôr este teu mail em post, isto é serviço público!!”
Eu uso material da marca Nails21. Acho que nestas coisas, a escolha da marca é importante, pois existem coisas de muito má qualidade no mercado, que acabam por trazer maus resultados. Normalmente o barato faz-se caro! Uso os vernizes das linhas Unic e Easy, que são as que estão ao alcance de qualuqer pessoa em termos de aplicação.
Para começar, temos que ter pelos menos um kit básico: o catalisador, o liquido removedor de verniz, que neste caso se utiliza para retirar o excesso de verniz de gel (mas que também serve como removedor de verniz normal), o desidratante de unha, a base e as cores. Depois precisamos de uma lima e de um bloco para tirar o brilho. Não querendo comprar material especifico, uma lima grossa e uma fininha fazem o mesmo papel!
Começo por empurrar as cutículas, cortar pequenas peles, cortar ou limar a unha para o tamanho e forma que pretendo, como faço quando pinto com verniz normal.
Tiro o brilho natural da unha, passando com o bloco rosa (ou uma lima fininha). Eu uso este bloco: http://www.nails21.com/store/product/866
A primeira coisa a aplicar, é o PREPER, http://www.nails21.com/store/product/747, este liquido desidratante que se aplica em todas as unhas antes de aplicar a base. Ajuda imenso na fixação do verniz de gel e aumenta a sua durabilidade. Pode-se aplicar logo nas duas mãos. Seca em segundos e está pronto.
Em seguida, aplica-se a base, http://www.nails21.com/store/product/143, tal e qual como um verniz, até à base da unha, e catalisa-se 3 minutos.
[Da minha experiencia, funciona bem se fizer o polegar todo até ao fim e depois os restantes 4 dedos, e só depois o polegar da outra mão e por ultimo os outros 4 dedos da outra mão 🙂 Poupa-se tempo, e ficam logo unhas feitas. No meu caso, já me valeu intervenções com as crianças em alturas em que estava sózinha com eles, sem estragar o trabalho ;)]
Depois da base, aplica-se a primeira camada de cor. Para quem costuma pintar as unhas, não tem dificuldade nenhuma! Aplica, e catalisa mais 3 minutos! Segunda camada, e mais 3 minutos! E termina-se com uma ultima camada de base, e mais 3 minutos de catalisador. (nas camadas intermédias nem sempre dou 3 minutos… 2 chegam!)
Só no fim é que se limpa com o liquido NON ACETONE, para retirar a goma e o excesso de verniz. E já está!
Para além dos produtos que já referi acima, eu tenho:
Este catalisador: http://www.nails21.com/store/product/1020
O removedor de verniz (NON ACETONE) ou de excesso no verniz de gel (tenho um pequenino, mas quando acabar compro este maior porque sai mais barato! Não evapora! Exige é um frasco para ir deitando menor quantidade e usando no dia a dia): http://www.nails21.com/store/product/736
Esta lima: http://www.nails21.com/store/product/868
Entretanto comprei também uns pads para limpar, porque o algodão deixava fibras: http://www.nails21.com/store/product/938
Depois, para retirar o verniz de gel, eu só retiro quando começa a estalar, e normalmente nessa fase até tiro com os dentes (hoje estou nessa tarefa, e à noite faço nova aplicação)!! Mas, há duas formas de retirar: com pads de prata e um liquido próprio (EASY OUT) e levando ao catalisador, ou para quem não quer perder tempo com isso, com uma lima! Só temos que ter cuidado para não limar demais e enfraquecer a unha. Quando se retira com a lima, depois de sair a cor toda, mesmo que fiquem restos de base, não faz mal. Aplica-se o PREPER e segue-se o procedimento normal.
Há alguns detalhes que percebi com o tempo, por exemplo, há cores que não são tão faceis de catalisar e por vezes no final de tudo, quando passamos o non acetone, sai um bocadinho. O meu vermelho vivo faz isto! Quando acontece, dou mais uma camada de cor e outra de base e fica bom!
Se precisarem de informações mais detalhadas e/ou técnicas, deixo-vos os contactos das lojas da minha amiga Carmen, onde profissionais especializados na matéria vos poderão dar todos os esclarecimentos e aconselhamento:
Nails 21 Setúbal: 932570126
setubal@nails21.com
setubal@nails21.com
Nails 21 Fogueteiro: 936237589
fogueteiro@nails21.com
fogueteiro@nails21.com
Se houver por aí quem se inicie na coisa, mandem-me feedback de como correu, sim?
Eu já ando cheia de vontade de experimentar cores destas… a ver de chama o bom tempo!
7 Comments
raquel
Ia pedir, pelo IG, para me enviares mail…
Assim ficou mais fácil.
Vou guardar esta informação porque estou com vontade de experimentar.
Obrigada, sara.
Beijinho*
Mãe das Marias
Também tenho vontade de experimentar!
A opção que a Inês deu é bem mais barata e tentadora, mas os produtos que mostras têm muito bom ar 😉
Já agora desculpa a intromissão… és de perto do fogueteiro? É que eu sou da Amora, embora esteja a viver muito longe.
Vou voltar mais vezes, beijinhos*
Erica
Olá Sara, li agora este post e fiquei curiosa. Qual é o investimento inicial? Gostava de experimentar mas não queria investir um balúrdio… 🙁
Definitivamente São Dois
Raquel, depois quando experimentares, conta-me como correu!
Beijinhos!
Mãe das Marias,
Eu estou muito satisfeita! Chegam a durar 2 semanas impecáveis! 🙂 Não vivo na zona (embora não esteja nada longe), mas sou do Seixal, e trabalho no concelho do Seixal 🙂 Beijinhos! :*
Erica,
para comprar o básico para começar, és capaz de gastar uns 90€! É carote! Demorei a tomar a decisão precisamente por isso! Mas o facto é que o investimento compensa! Beijinhos!
Mãe das Marias
Sara, desculpa o desabafo mas não sabia a quem recorrer….
Depois de muito pensar, repensar, fazer contas, resolvi fazer um investimento em material de qualidade e segui as tuas dicas passo a passo.
Fiz a encomenda, num total de quase 130€ e a mesma chegou hoje.
Como estava ansiosa por experimentar, resolvi pôr mãos à obra hoje mesmo.
Segui os passos certinhos, como já vi as profissionais fazerem diversas vezes e até vi uns tutoriais no youtube.
Fiz tudo direitinho e qual não é o meu desgosto quando estou a passar o removedor específico para passar no final, o verniz sai todo! Fiquei tão triste e decepcionada que só me apetecia chorar…
Reparei no teu post que o mesmo te acontecia com o vermelho vivo (estou a usar um tom desses), voltei a aplicar o verniz e a base como disseste e voltou a acontecer…
Como tens mais experiência, resolvi vir "bater à tua porta"… O que é que hei-de fazer?
Obrigada!
Definitivamente São Dois
Bolas! Vou-te tentar ajudar! Claro que vou! Manda-me email por favor para falarmos bem sobre isso! Não desanimes! Vais conseguir resolver o problema! Beijinho
marina
Ola fiz as unhas hoje e quando cheguei a casa reparei que numa unha o verniz se tinha partido queria saber o porque?