# Memories | A Lua aos olhos das crianças
[Foto tirada pelo Pau Storch no Brunch da ISWARI]
Há coisas que os miúdos nos dizem que nos fazem rir à gargalhada mas que depois esquecemos. Nem sempre consigo registá-las mas tento ao máximo fazê-lo, porque acho que um dia eles vão achar piada e porque sei que a mim pessoalmente me vai dar um infinito prazer relembrar estas saídas daqui a uns anos.
Desde há algum tempo que quando andamos pela rua de noite os miúdos reparam na lua, contam estrelas e vão de olhos postos no espaço. Fazem perguntas, falam do sistema solar, dos planetas, das estrelas e dos cometas, e claro, da lua e do sol. Não há muito tempo, repararam que a lua ia mudando de configuração. Fizeram uma série de perguntas e nós tentámos explicar o melhor possível que o que nós vemos é diferente mas a lua é sempre igual. Que o nosso planeta é que vai andando muito devagarinho e a maneira como nós vemos o espaço muda por isso. Não ficámos certos de que tivessem absorvido os conteúdos completamente, mas demos-lhes uma ideia de como a coisa funciona.
Há dias, numa viagem de carro nocturna, o Daniel reparou que estava lua cheia. Como da última vez em que tínhamos falado da lua ela estava a meio do crescente, a exclamação dele ao observá-la cheia foi a mais divertida:
” Olha! A lua já encaixou a outra parte! Está gordinha!”
Rimo-nos todos, e explicámos que não se dizia que a lua estava gordinha mas que estava cheia. Resposta seguinte:
“E depois? Fica vazia?”
One Comment
Xica Maria
Adoro estas conversas com os miúdos :))