Se vos pedirem para fazer voluntariado a limpar matas, fazem?
[Imagem daqui]
Passou uma semana desde o choque gigante que todos levámos com os incêndios em Pedrogão e as mortes que causaram. Uma semana em que Portugal inteiro se mobilizou de tal modo, que neste momento já está a ser pedido que não enviem mais bens pois não têm capacidade de os organizar, separar e fazer chegar a quem precisa.
Ainda não tinha escrito nada sobre este tema e não me vou alongar. Não é por escrevermos que alguma coisa vai mudar, não é por apontar dedos, tentar descobrir culpas. Pessoalmente, gostava apenas que os Portugueses se mobilizassem sempre como mobilizaram nesta última semana. Face à tragédia, todos saímos do nosso conforto e fazemos um gesto de apoio, por pequeno que seja. Para ajudar, mas muito para nos sentirmos melhor connosco próprios.
Eu sou das prefere a prevenção. Sou das que prefere fazer e dizer tudo hoje, porque não sabemos o que será o dia de amanhã. Sou das que acha que se Portugal tivesse um verdadeiro plano de prevenção de incêndios, sem motivações políticas e económicas encapotadas, muito do que aconteceu poderia ser evitado. Se vos pedissem para fazer voluntariado a limpar matas para prevenir incêndios, faziam?
Somos um país de comodismo, em que preferimos quase sempre desenrascar o que acontece, do que prevenir para que não aconteça. E depois, por vezes, quando nos toca a nós, percebemos… que já vamos tarde demais.