Olhão, Escapadinha em família

Sair de casa nem que seja por uns dias, para nós, significa um balão de oxigénio para superar as provas que a vida todos os dias nos coloca à frente. Não podemos queixar-nos da nossa vida, mas a verdade é que acho que esta exigência que a vida no geral tem, é transversal à maioria de nós e hoje andamos todos muito mais no limite do que os nossos pais andavam há uns 20 ou 30 anos atrás.

A nossa mais recente escapadinha em família realizou-se no último fim de semana de Março, fomos até Olhão e sentimo-nos quase de férias. Vão perceber porquê já de seguida

O Real Marina Hotel & SPA tem uma localização privilegiada sobre a Ria Formosa, o que só por si já era o suficiente para nos encantar, porém há muitos mais encantos que descobrimos neste complexo turístico de luxo no Sotavento Algarvio.

Para além de um serviço de excelência em que ninguém se poupa a esforços para nos fazer sentir em casa, a oferta de serviços é variada e não houve nada que decidíssemos experimentar que não superasse as expectativas.

Começámos por um jantar em família no Restaurante Maldeçoade, a Hamburgueria Artesanal do hotel, que para além de ter uma carta repleta de combinações de sabores que nos convidam a uma viagem pelo gastronomia do sul do nosso país, tem ainda um conceito histórico ligado a Olhão que achámos fabuloso! Mas sobre isto, podem ler tudo aqui.

Ficámos instalados no penúltimo piso, numa suite fantástica, com dois quartos e duas casas de banho e uma vista… verdadeiramente assombrosa. As varandas em todo o redor da suite têm divisória em vidro o que maximiza ainda mais o nosso ângulo de visão e acreditem que acordar com esta vista é uma verdadeira terapia. Ficámos fãs da suite e imaginámos imediatamente umas férias em família numa suite deste género!

Os nossos dias começaram sempre, como é claro, com o pequeno almoço. Já não é novidade que temos um fraquinho por pequenos almoços de hotel. Os miúdos não são excepção e se até há pouco tempo precisavam da nossa ajuda, agora já estão numa fase de autonomia total e é vê-los a percorrer a sala e a servirem o que lhes apetece comer. Melhor ainda é ver que a generalidade das escolhas recaem sobre opções mais saudáveis como os ovos com queijo fresco, as frutas e os iogurtes caseiros. Claro que não conseguem deixar de experimentar alguns dos doces, mas aqui para além dos croissants e outros clássicos há bolos à fatia e foi essa a escolha de ambos todos os dias.

Passear por Olhão foi para nós uma constante descoberta. Tivemos uma guia óptima, pois temos uma amiga que trabalha e vive em Olhão há 10 anos e que nos fez um roteiro a pé que nos permitiu conhecer todos os pontos de interesse da terra. Como terra de pescadores que é tem imensa oferta em termos gastronómicos ligada ao mar, assim como de passeios turísticos para conhecer as maravilhas da Ria Formosa. Vou-vos deixar uma lista de sugestões sobre o que fazer em Olhão e arredores no final deste post.

Com muito passeio a pé e muitas fotografias aos pormenores bonitos que fomos encontrando durante a manhã, as nossas tardes foram passadas no Real Marina por imposição das crianças. Afinal, duas piscinas [uma exterior e outra interior aquecida] à nossa espera são uma actividade imperdível e criança que é criança não prescinde de uns bons mergulhos.

Apesar da temperatura não esta muito elevada, o Algarve só por si tem sempre uma temperatura média muito mais amena do que aquela a que estamos habituados cá mais acima. Eu sou mais friorenta e não me aventurei a mergulhar na água fria da piscina exterior mas fui a única!

Mais ao final da tarde, quando se sentiram ligeiramente gelados, pediram para mudar para a piscina interior e aí sim já me convenceram a mergulhar! Passámos algum tempo no Jacuzzi e eles adoraram porque estava por nossa conta e até podiam dar mergulhos!

Ficou por experimentar o SPA, porque programas de SPA com os miúdos são mais complicados de gerir e optámos por aproveitar o tempo em família sem nos separarmos nem por um minuto.

No domingo, após mais uma manhã de passeio pela zona, regressámos para uma última experiência gastronómica em família, desta feita com um Brunch em Família que se realiza todos os domingos. Este Brunch, para além de disponibilizar uma zona completamente dedicada aos mais novos, com sopas cremosas, mini salgadinhos, pasta à bolonhesa, douradinhos ou nuggets de frango, tem ainda uma zona de diversão com diversas actividades para que após a refeição os mais novos se entreguem à brincadeira e os mais velhos usufruam do Brunch com toda a tranquilidade. Podem consultar todos os pormenores sobre este Brunch em família aqui.

Recomendo que caso queiram fazer o Brunch façam marcação prévia, uma vez que tem bastante procura. Basta entrar em contacto com a recepção do hotel e podem fazer a vossa reserva.

Aproveitem a sugestão, façam uma escapadinha até Olhão e fiquem com este nosso pequeno guia de viagem: 10 locais a visitar em Olhão:

  1. Centro histórico de Olhão
  2. Caminho das Lendas
  3. Mercado de Olhão
  4. Mercado levante de Olhão (sábado de manhã)
  5. Jardim Pescador Olhanense
  6. Museu da Cidade
  7. Passeios turísticos às ilhas da Ria Formosa
  8. Visita a Cacela Velha
  9. Viagem no Mini-Comboio da Praia do Barril
  10. Visita à Praia do Barril

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *