# Our family | A grande festa dos 6 anos
A organização de festas não é novidade para mim. Já organizei casamentos, baptizados, bodas de prata, aniversários, entre outros. Cada um com o seu grau de complexidade, e cada um com uma envolvência diferente. Este ano, para celebrar a idade da entrada para a escola primária, um marco que para eles têm sido tão importante, decidimos abraçar o desafio de organizar uma festa para crianças e para adultos, num espaço público perto da nossa casa. O desafio foi superado, embora à custa de muito suor e lágrimas, e a festa foi um sucesso!
1. Escolher local e tema;
2. Fazer lista de convidados;
3. Escolher e encomendar artigos decorativos e de mesa;
4. Fazer convites;
4. Definir ementa e lista de compras [a afinar com quantidades após as confirmações];
5. Escolher e encomendar bolo;
6. Definir / Preparar actividades para as crianças;
Começámos logo por pesquisar online o que precisávamos de encomendar e fazer as encomendas. O site de eleição foi o AliExpress, de onde vieram os elementos decorativos e consumíveis para a mesa. Foi tudo encomendado em quantidades estimadas por cima porque a antecedência necessária à encomenda exige que assim seja, por isso andámos a usar guardanapos do Darth Vader lá em casa até à semana passada!
A imagem da festa, que se materializou num convite super original, ficou a cargo do pai, pois claro! Juntou os elementos necessários ao mood que eles lhe transmitiram e construiu um convite especial! Digam lá que não ficou o máximo?
Salames de chocolate
Arroz Doce
Bolachinhas de Dinossauros [as favoritas do Daniel e da Carolina]
Bolachinhas Mini Avenacol
Gomas
Marshmallows
Pipocas
Patê de Chouriços e queijo no pão
Patê de Atum
Mini sanduiches
Batatas Fritas
Mini salgadinhos
Frutos secos
Tábua de Queijos curados
Queijos frescos
Queijos frescos em barra
Espetadas de tomate cherry com mini mozarella
Tostinhas de trigo
Morangos
Sobre o lanche, alguns pontos práticos que observei. Devido ao calor, bebeu-se muito mais do que eu previ. Foram 14 litros de água aromatizada com morangos e hortelã e 10 litros de sumos de fruta [fora as garrafas de Cabeça de Toiro]. Em relação à comida, os adultos aderiram muito aos queijos, o que pessoalmente não me surpreendeu, primeiro porque sou fã incondicional de queijos, segundo porque os queijos em questão são todos divinais [Queijos curados da marca Saloio, Queijos frescos e queijos frescos em barra da marca Montiqueijo]. As crianças, depois de fazerem desaparecer num ápice todos os salames e todas as tacinhas de arroz doce [arrependi-me logo de não ter feito mais!], não se viraram para gomas ou batatas fritas como eu esperava, e começaram a comer espetadas de tomate cherry com mozarella! Para mim, esta foi a surpresa da festa e deixou-me muito feliz!
O centro da mesa foi ocupado pelo bolo, um projecto muito pensado e que “nasceu” de muitas pesquisas e muitas trocas de mensagens, mas também de muitas opiniões do Daniel e da Carolina. Queriam um bolo que tivesse as suas personagens favoritas do Star Wars, e combinar todas era impossível. A solução encontrada não era de fácil execução, mas foi conseguida na perfeição! Não foi o primeiro bolo de aniversário deles feito pela Patrícia e pela Andrea da Paleta de Bolos, mas desta vez o que lhes pedimos foi mais desafiante. Ainda por cima, porque trabalhar pasta de açúcar num dia de calor é muito mais difícil! Mas, o desafio foi mais do que superado, e o bolo para além de lindo e exactamente como idealizámos estava uma delícia!!!
Outro ponto muito importante, passou por definir o que íamos fazer com as crianças durante uma tarde inteira num parque público. Esperávamos cerca de 30 crianças, entre os 4 e os 7 anos, faixa etária que como todos sabemos destila energia, pelo que era mesmo muito importante que estivessem bem entretidos e divertidos! Programámos alguns jogos tradicionais, tirámos partido das estruturas existentes no local e fizémos estafetas.
Tivemos ainda uma ajuda preciosa! A Caixinha de Festas é uma empresa que faz animação de festas infantis e veio à festa da Carolina e do Daniel com duas actividades: Pinturas faciais e modelagem de balões. Não sou nada fã de pinturas faciais, na maioria das vezes sou daquelas mães que incentiva os filhos a não aderirem às pinturas quando vão a festas em que há essa actividade, mas encontrei uma excepção, porque as pinturas da Filipa são fenomenais! Deixo que as imagens falem por si, e digo-vos que o trabalho que elas fizeram foi de um profissionalismo extremo, os miúdos adoraram, e para nós foram uma ajuda inestimável!
Ainda voltando um pouco atrás, não posso deixar de agradecer às marcas que nos apoiaram na materialização do lanche e que fizeram questão de estar presentes nesta celebração com os seus produtos. São marcas que estão no nosso coração, com as quais costumamos trabalhar e acima de tudo, que consumimos regularmente cá em casa! Obrigada ao LIDL, aos Queijos Saloio, à Montiqueijo, à Cuetara, à Artiach, à La Piara, à Panrico, e claro, à nossa sempre presente Cabeça de Toiro.
Feito o balanço, e apesar de termos ficado de rastos e de não ter sido nada fácil conseguir encaixar o planeamento de tudo isto no nosso dia-a-dia já por si tão preenchido, valeu a pena! Os miúdos divertiram-se imenso, e já estão a pensar [imagine-se!] no tema para a festa dos 7 anos!
Sobre as roupas que a Carolina e o Daniel vestiram na festa, e que também elas são alusivas ao tema, conto-vos tudo num outro post!