Família,  Lifestyle,  Passear,  Turismo

Escapadinha em Cabanas de Tavira

Desde miúda que passei pelo Algarve na maioria das férias de Verão. Conheço uma boa parte da costa Algarvia, e claramente tenho preferência por algumas zonas em detrimento de outras. Hoje venho falar-vos sobre um pequeno paraíso que não conhecia, onde passámos uns dias perfeitos. Hoje falamos da nossa escapadinha em Cabanas de Tavira.

Neste link podem ler sobre algumas das escapadinhas que temos feito nos últimos anos, que nos pareceram dignas de registo e partilha. Nos destaques do Instagram, também têm destaques específicos para escapadinhas que poderão interessar-vos.

Mas voltemos ao tema central, a nossa escapadinha em Cabanas de Tavira. Uma pequena vila do Barlamento Algarvio, banhada pela Ria Formosa e famosa pelas praias de areal extenso. Era tudo o que sabíamos da zona quando fomos convidados para visitar o Golden Club de Cabanas. As expectativas eram altas, quer por estarmos numa fase em que sentíamos mesmo que precisávamos de uns dias fora, quer pela perspectiva de ter à disposição uma praia paradisíaca e um resort com uma série de comodidades e equipamentos que nos faziam adivinhar uns dias excelentes.

Ficámos alojados num apartamento enorme, onde qualquer família numerosa se acomoda sem apertos, super bem equipado [podem ver o tour que fiz aqui], com duas varandas, uma das quais virada para a Ria. Na cozinha, tudo o que é necessário para preparar refeições e até máquina de lavar roupa. O paraíso para umas férias com crianças. Do apartamento, posso sublinhar ainda a limpeza diária irrepreensível. Não chegámos a tirar partido de tudo o que tinha para nos oferecer, pois como almoçámos sempre na praia e o jantar estava incluído no restaurante buffet, não houve refeições indoor. Numa próxima visita, vamos equacionar o regime de alojamento sem refeições, para experimentar o pequeno almoço na varanda e os jantares a olhar para a ria.

Falemos agora do nosso dia a dia. Acordávamos por volta das 9h e dirigíamos-nos ao restaurante para o pequeno almoço. O espaço é amplo e com perfeitas condições de circulação, nunca nos deparámos com filas para entrar nem tempos de espera para recolher comida. Tem uma oferta razoável e inclusivamente tem disponíveis opções sem gluten.

Depois do pequeno almoço regressávamos ao apartamento, preparávamos almoço e lanches (há vários supermercados na vila) e seguíamos para a praia. Passávamos o dia na praia e ao final da tarde regressávamos e terminávamos o dia na piscina. Terminávamos o nosso dia com uma passagem rápida pelo apartamento para duches e seguíamos para o restaurante para o jantar. Depois do jantar, fazíamos uma paragem junto do bar da piscina onde decorrem diariamente os espectáculos de animação.

A uns 500m do nosso apartamento, na pequena praia de ria, o barco exclusivo para hóspedes do resort faz o atravessamento. No Verão há dois barcos e os horários são mais alargados, pelo que, aparentemente não será difícil aceder à praia. Em poucos minutos estamos na praia e uma curta caminhada basta para chegarmos ao areal imenso e deserto da praia de Cabanas de Tavira. Sei que no Verão há uma concessão com cadeiras e guarda sóis, porém, também sei que a praia nunca está cheia e basta andar mais uns metros para conseguir ficar bem longe do “vizinho do lado”. Para nós, este é o conceito de praia perfeita. Areal extenso, pouca gente, água com uma temperatura razoável e pouca ondulação. Um areal onde encontramos sempre um sem fim de conchas, pedras e búzios, faixa que podemos passar horas a escrutinar, mas que em alguns dias também te algas, o que, não sendo das coisas mais agradáveis, não é o suficiente para nos desanimar ou tornar a praia menos apetecível.

O final de dia foi sempre passado na piscina, e algumas tardes mais ventosas também. O Golden tem duas piscinas, uma delas enorme e com zona para crianças, rodeadas de espaços de espreguiçadeiras onde se repousa na perfeição. Nesta zona encontra-se também o Kids Club, com umas instalações incríveis, super bem equipadas e com uma equipa de animadores super competente e responsável. Pessoalmente, não sou a maior fã de colocar as crianças em Kids Club pelo que não tenho grandes elementos de comparação. Desta vez, o Daniel e a Carolina pediram para ir, no Dia da Criança, adoraram e nós ficámos surpreendidos pela positiva.

É também ao redor das piscinas que se realizam as actividades de grupo (hidroginástica etc.) e onde se encontram courts de ténis, pingpong, basquetebol e o centro de fitness.

Por último, refiro que na recepção do hotel é possível reservar inúmeros passeios pela zona, dos quais destaco o passeio de TukTuk pela reserva natural da ria Formosa e pela Cidade de Tavira, que fizemos numa manhã e que recomendamos. Também sobre este passeio, podem ver o vídeo que fizemos aqui.

Se nos perguntarem a nossa opinião sincera, afirmamos sem reservas que, no Golden, encontrámos um conceito de férias com o qual nos identificamos. Férias autónomas, sem horários, com tudo o que precisamos à distância de uma caminhada. Gostamos de estacionar o carro e não lhe mexer mais, gostamos de nos sentir à vontade, sem confusão, locais com muita gente. Gostamos de ter no alojamento todas as comodidades que precisamos no dia a dia. No Golden encontrámos tudo isto e muito mais. Caras simpáticas, sorrisos que nos recebem em cada infraestrutura do resort, ambiente tranquilo e um sol… que aquece a alma. Voltaremos com toda a certeza. Porque onde somos felizes, queremos sempre regressar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.