Recomeçar – O regresso à rotina escolar

Esta semana representa para quase todos nós o recomeçar. O regresso à rotina escolar, o regresso aos horários para cumprir, às marmitas, aos TPC. Há quem encare esta fase com muita calma e há quem fique com alguma ansiedade, e isto aplica-se aos pais e aos filhos.

Por aqui, se no ano passado houve efectivamente ansiedade – 1.º ano do ensino básico é sempre aquela chapada de realidade que nos faz ver que eles estão a crescer – este ano está tudo super tranquilo. O material escolar está todo comprado [falta organizar e etiquetar, tarefa a fazer em família amanhã à noite] e estamos todos bem tranquilos quanto ao regresso à rotina. Porém, a causa desta tranquilidade tem muito a ver com planeamento e com o mindstet a que nos conseguimos agarrar nas férias de Verão. Estamos conscientes de que é muito importante integrar o tempo em família na rotina e temos trabalhado para isso, como partilhei aqui. Porém, a verdade é que existem outras estratégias que ajudam a que toda a família se enquadre em harmonia na rotina e na pressão do primeiro dia de aulas. Deixo-vos algumas das que adoptamos cá por casa. Partilhem as vossas na caixa de comentários ok?

O primeiro de dia escola não tem que ser perfeito. Deixa os planos de lado, as fotografias com quadros de ardósia na mão, a roupa cuidadosamente escolhida e pensada e outros planos do género. O mais provável é que à saída de casa um dos miúdos caia, esfole um joelho e chegue à escola com a roupa coberta de pó por isso: who cares! Foca-te no que é essencial, estar lá para os teus filhos, dar-lhes a mão e entrar com eles de mão dada neste dia especial. Afinal, não tarda nada eles não vão querer nem precisar que lhes dês a mão.

O truque para uma manhã mais calma é antecipar. Prepara tudo o que possa ficar feito de véspera. Escolhe as roupas, adianta as marmitas, deixa as mochilas num local próximo da porta. Encarrega-os a eles de preparar tudo o que já forem capazes de preparar sozinhos, ensina-os a arrumar a mochila, a escolher o que querem levar na marmita e até a prepará-la. Afinal, quem vai para a escolha no dia seguinte são eles, right?

Reserva alguns minutos para ti antes de todos acordarem. Eu sei que acordar mais cedo pode parecer uma tarefa impossível, mas a verdade é que 10 ou 15 minutos mais cedo não farão diferença no descanso mas irás notar o peso que terão na tua capacidade de estar lá para eles quando acordam. Se conseguires fazê-lo, vais ver que poderás dar-te ao luxo de os acordar mais devagar, de lhes dar tempo para acordarem devagar, com ou sem colo e abraços [por aqui o Daniel precisa muito deste tipo de acordar] e isso vai facilitar toda a logística das saídas de casa a horas.

Aceita que eles cresceram e podem partilhar responsabilidades contigo. Deixa-os escolher, organizar e preparar o material escolar, arrumar a mochila de véspera e manter o material em bom estado de conservação. Deves claro supervisionar e ajudar quando necessário. E se de início pode dar um bocadinho mais de trabalho, vais ver que ao longo do ano vão ficar cada vez mais indepentendes.

Deixa de colocar em cima do regresso ás aulas uma carga emotiva grande. A verdade é que é só um dia. Vai repetir-se por muitos anos e não traz motivo nenhum para lhe darmos importância. Encara este dia com naturalidade, está obviamente presente para tudo o que possa ser necessário, mas sem dramas! Até porque, se quem vai regressar às aulas não és tu porque raio deves ficar ansiosa? Deves sim manter-te no teu papel de pilar de apoio e transmitir-lhes segurança, motivação e acima de tudo tranquilidade. É isso que vai trazer aos teus filhos esses mesmo sentimentos e que vai fazê-los também a eles encarar este dia de forma tranquila.

E por último: Aproveita o dia! Provavelmente terás que faltar ao trabalho, ou pelo menos chegar mais tarde ou sair mais cedo. Almoça, Lancha ou Janta fora com eles, faz qualquer coisa de diferente após a escola e quebra a rotina logo no primeiro dia como forma de celebrar! Afinal, somos todos tão mais felizes quando estamos a celebrar alguma coisa, porque não utilizar o primeiro dia de aulas como desculpa?

Bom regresso às aulas para os teus filhos! E para ti, bom regresso à rotina!

Todas as fotografias deste post são da autoria de Ana Rita Quinta, a fotógrafa oficial da nossa família. Já vos falei dela neste post, mas podem seguir o trabalho dela aqui e aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *